"O Covão da Ametade é uma depressão onde repousam sedimentos originando uma pequena planície naquilo que foi uma antiga lagoa de origem glaciar, aos pés do Cântaro Magro e logo acima do Covão de Albergaria, no início do Vale Glaciar que vai até Manteigas (o maior vale glaciar da Europa). "
Fonte: http://pedrogilberto.net
Tendo como introdução o texto anterior, vamos procurar responder às seguintes questões/atividades:
- O que é uma glaciação?
- O que é um glaciar?
- Há quanto tempo foi a última glaciação e qual o seu nome?
- O que é o cântaro magro? (podem ser imagens com pequena descrição)
- Onde nasce o rio Zêzere?
- Qual o nome que se dá ao vale glaciar que vai desde o covão da Ametade até Manteigas?
O que é uma glaciação?
ResponderEliminarAs glaciações (eras do gelo) são fenómenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere, são períodos de frio intenso, dentro de uma era do gelo, quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento dos glaciares nos polos e em zonas montanhosas, próximas às regiões de neve perpétua (que nunca derrete).
Muito bem! Mas para apróxima devemos colocar a fonte, já que o texto é copiado integralmente!
Eliminarhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Glacia%C3%A7%C3%A3o
Continuação de bom trabalho!
a serio?
EliminarO que é um glaciar?
ResponderEliminarGeleira ou glaciar é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e cristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e desloca-se lentamente, em razão da gravidade, relevo abaixo, provocando erosão e sedimentação glacial. As geleiras ou glaciares podem apresentar uma extensão de vários quilómetros e espessura que pode também alcançar a faixa dos quilómetros.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira
Correto! É assim mesmo!
EliminarDe salvaguardar que "Geleira" é no português do Brasil! Em Portugal é glaciar!
Continuação de bom trabalho!
glaciação-As glaciações (eras do gelo) são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere, são períodos de frio intenso, dentro de uma era do gelo, quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras (ou glaciares) nos polos e em zonas montanhosas, próximas às regiões de neve perpétua (que nunca derrete).wikipedia´
ResponderEliminarGlaciar
Glaciares são enormes massas de gelo (podem atingir várias centenas de quilómetros de extensão) que, por acção da gravidade, sofrem lentos deslizamentos ao longo de superfícies inclinadas. Este deslocamento acaba por moldar a superfície onde o glaciar se encontra. Quando os glaciares se localizam em vales podem conferir-lhes um perfil transversal em forma de U. Os materiais transportados pelo glaciar acumulam-se em depósitos designados por moreias.
Os glaciares são, obviamente, típicos de climas frios. Em Portugal Continental não existem actualmente glaciares, mas encontram-se vestígios da sua presença na Serra da Estrela e nas Serras da Peneda e do Gerês. Esta ocorrência denuncia a existência de fases de clima mais frio que o actual durante as últimas dezenas de milhar de anos.http://www.dct.uminho.pt/pnpg/gloss/glaciar.html
ultima glaciação e nome-
sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Glaciar no Alasca.
O termo era do gelo (também idade do gelo, período glacial ou era glacial) é utilizado para designar um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos. Ao longo de uma era do gelo prolongada ocorrem períodos com clima extra frio designados glaciações. Em termos glaciológicos, o termo era do gelo implica a presença de extensos mantos de gelo tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul,[1] e segundo esta definição encontramo-nos ainda numa era do gelo (pois tanto o manto de gelo da Groenlândia como o manto de gelo antártico ainda existem).[2]
Coloquialmente, quando se fala dos últimos milhões de anos, "a" era do gelo refere-se ao mais recente período mais frio com extensos mantos de gelo sobre a América do Norte e Eurásia: neste sentido, a era do gelo mais recente atingiu o seu ponto alto durante o último máximo glacial há cerca de 20 000 anos. wikipedia
O Cântaro Magro é um relevo notável (altitude 1978 m)[1] da serra da Estrela, concelho de Manteigas em Portugal, situado na cabeceira do vale glaciar do rio Zêzere, destacando-se do planalto da Torre.
ResponderEliminarDo sopé do Cântaro Magro no Covão d'Ametade até ao seu cume existe um desnível (parede vertical) de aproximadamente 500m, tratando-se por isso de um dos locais mais interessantes para a práctica de escalada na península ibérica.[carece de fontes]
A Força de Operações Especiais de Lamego utiliza este local nos seus exigentes treinos de escalada
O que é o Cântaro Magro?
ResponderEliminarO Cântaro Magro é um relevo notável (altitude 1978 m) da serra da Estrela, concelho de Manteigas em Portugal, situado na cabeceira do vale glaciar do rio Zêzere, destacando-se do planalto da Torre.
http://ipt.olhares.com/data/big/12/127322.jpg
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ntaro_Magro
Onde nasce o rio Zêzere?
ResponderEliminarO Rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Z%C3%AAzere
O Rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro. Ainda na zona da serra da Estrela, passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para sudoeste, confluindo com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros.
ResponderEliminar6- vale glaciar do rio zezere
ResponderEliminarQual o nome que se dá ao vale glaciar que vai desde o covão da Ametade até Manteigas?
ResponderEliminarO nome do vale é Vale Glaciar do Zêzere.
http://www.radiomonsanto.pt/ficheiros/noticias/1261572209VALE_GLACIAR_380.jpg
entao explica-me o que disses-te po palavras tuas Carla
ResponderEliminar1-> As glaciações, são fenómenos do clima que apareceram ao longo da história do planeta Terra. As glaciações são tempos de muito frio dentro de uma era de gelo, quando a temperatura média da Terra baixa, dando assim origem a um aumento de glaciares, nos polos e em zonas montanhosas, próximas ás regiões de neve que nunca derrete.
ResponderEliminar2-> Glaciares são grandes massas de gelo que, por acção da gravidade, sofrem lentos deslizamentos ao longo de superfícies inclinadas. São típicos do clima muito frio.
3-> Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciares, ocorrendo com freqüências de 40.000 a 100.000 anos, entre as quais se destacam:
• Glaciação Donau - há cerca de 2 milhões de anos
• Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos
• Glaciação Mindel - há cerca de 500 mil anos
• Glaciação Riss - há cerca de 300 mil anos
• Glaciação Würm - há cerca de 150 mil anos
Por isso, a Glaciação de Wurm foi o ultimo que ocorreu, há cerca de 150 mil anos.
4-> O Cântaro Magro é um relevo notável da Serra da Estrela, concelho de Manteigas em Portugal, localizado na cabeceira do vale glaciar do rio Zêzere, destacando-se do planalto da Torre.
5-> O rio Zêzere, nasce na Serra da Estrela.
6-> O nome que se dá ao vale glaciar que vai desde o covão da Ametade até Manteigas é, vale glaciar do rio Zêzere.
Na Europa, existem 36 glaciares:
ResponderEliminar- 13 em França;
- 7 na Islândia;
- 8 na Italia;
- 2 na noruega;
- 15 na Suiça.
Aqui tens tudo o que procuras...
ResponderEliminarhttp://www.marialva.pt/marialva/index.asp
Sim... até pode estar lá a informação essencial mas não é sobre este assunto de certeza!
EliminarEste comentário deveria estar na secção de Marialva!
Há quanto tempo foi a última glaciação e qual o seu nome?
ResponderEliminarO último período glacial, também referido como Idade do Gelo, Glaciação Wisconsin, é a designação dada ao último episódio de glaciação da Terra registado durante a presente idade geológica. Teve lugar durante a última parte do Pleistoceno, de aproximadamente 110 000 a 10 000 antes do presente e é a mais conhecida das glaciações antropológicas. Foi definida por A. Penck e E. Brückner (1901-1909), como glaciações alpinas (RISS, Mindel, Günz, Donau). A sua definição é baseada em observações geológicas consequentes da redução significativa das temperaturas médias durante um longo período (gelo de água fluvial, morenas) nos Alpes. Considera-se que ela começou há 100 mil anos e terminou há 12 mil.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%9Altimo_per%C3%ADodo_glacial
Para quem apresenta muitas curiosidades, mas que nem sabe o que está a dizer, aqui fica a compilação de várias fotos de glaciares...
ResponderEliminarhttp://www.google.pt/search?hl=pt-PT&gs_rn=9&gs_ri=psy-ab&cp=6&gs_id=q&xhr=t&q=titanic&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.45175338,d.d2k&biw=1280&bih=941&wrapid=tljp1365758238036010&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=RNJnUY-1KMaxhAe1g4DwDA#um=1&hl=pt-PT&tbm=isch&q=glaciar&spell=1&sa=X&ei=ctJnUZu7GoeHhQevsIGoCw&ved=0CEsQBSgA&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.45175338,d.ZG4&fp=86c8ec529bb07d51&biw=1280&bih=941
É pena que estejas a confundir galciar com iceberg!
EliminarO titanic embateu contra um iceberg...
O Rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude, junto ao Cântaro Magro. Ainda na zona da serra da Estrela, passa por Manteigas e próximo da cidade da Covilhã, seguindo depois para sudoeste, confluindo com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros.
ResponderEliminarO rio Zêzere é o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego. A sua bacia hidrográfica tem 5043 km² (dos quais 1056 km² pertencem ao rio Nabão). Os grandes desníveis, aliados ao volume de água (por vezes superior a 10.000 m³/s.), representam uma notável riqueza hidroeléctrica, aproveitada em três barragens (Bouçã, Cabril e Castelo de Bode), que produzem anualmente 700 milhões de kWh.
glaciar é um cubo de gelo
ResponderEliminarconstituido por agua doce
ResponderEliminarOs glaciares são grandes massas de gelo que se conservam durante vários anos.
ResponderEliminarQuando a água gela, o seu volume aumenta cerca de 10%. Cerca de um duodécimo da superfície da Terra está coberta de gelo; disso, uma parte é formada por mar gelado. Algumas massas de gelo oceânicas degelam na primavera e verão e tornam a gelar no inverno (oceanos Ártico e Antártico).
Os gelos que cobrem o solo fundem menos facilmente que os gelos oceânicos. O gelo terrestre não provém da congelação da água, mas da acumulação da neve. Nos locais em que o volume anual da queda de neve é superior ao volume de neve que funde durante o verão pela ação do sol há um excedente de neve que se vai acumulando. Sob o peso dessa neve, o ar aprisionado entre as diversas camadas acaba por ser expulso, e as massas de neve compactam-se e transformam-se em gelo.
Em alguns locais da Terra, por exemplo na Gronelândia e na Antártida, a altura do gelo chega a ultrapassar os 2400 metros. Também se encontram espessas camadas de gelo na Islândia, nos Himalaias e nalguns pontos dos Alpes.
Os glaciares, enormes massas de gelo que deslizam lentamente, em terrenos inclinados, das zonas que se encontram cobertas por neves perpétuas, são muito mais comuns nas montanhas. A grandes altitudes, formam nos taludes (bacias de alimentação) enormes línguas de gelo que descem para os vales a uma velocidade que varia entre alguns centímetros e mais de 20 metros por dia. Transportam pedaços de rocha e detritos mais pequenos, arrastados dos cumes pelos gelos e pelas intempéries.
Nas regiões polares, as calotes glaciárias e os glaciares descem até ao mar, onde se destacam grandes massas de gelo que constituem os icebergues. Estes são levados, à deriva, pelas correntes marinhas, e fendem pouco a pouco, depositando-se nos oceanos os pedaços de rochas e outros detritos que transportavam. No ponto de encontro das correntes marinhas, quentes e frias, os detritos transportados pelos icebergues nas correntes frias formam bancos, como acontece na Terra Nova, no oceano Atlântico.
Geralmente os glaciares fundem sobre terra firme. Os pedaços de rocha e outros detritos que transportam acumulam-se e formam as moreias. Estas, conforme a sua situação, denominam-se moreias frontais, moreias laterais, moreias medianas e moreias de fundo.
Os detritos mais pequenos são arrastados pela torrente glaciária, água resultante da fusão do glaciar, que corre para a planície, formando um pequeno curso de água.
Boa resposta por isso tiras tão boa nota a geografia. parabéns pelo plágio
EliminarAeaeaeae Marombadaa ?? Belezaa ? ! !
ResponderEliminarhttp://www.google.com/search?hl=pt-PT&q=Glaciar&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1280&bih=941&wrapid=tlif136578071219110&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=6ihoUeqZKJGshQeTwICQAg#imgrc=CQaV_LThbylGMM%3A%3BxTmjKVjob65QVM%3Bhttp%253A%252F%252Fmural.pt%252Fwp-content%252Fuploads%252F2012%252F09%252Fglaciar_islandia.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmural.pt%252Fmegafoto%252Flindo-glaciar-na-islandia%252F%3B960%3B683
tem 1993 metros
ResponderEliminarO Cântaro Magro é um relevo notável (altitude 1978 m) da serra da Estrela, concelho de Manteigas em Portugal, situado na cabeceira do vale glaciar do rio Zêzere, destacando-se do planalto da Torre.
ResponderEliminarGlaciares são enormes massas de gelo que, por acção da gravidade, sofrem lentos deslizamentos ao longo de superfícies inclinadas. Este deslocamento acaba por moldar a superfície onde o glaciar se encontra. Quando os glaciares se localizam em vales podem conferir-lhes um perfil transversal em forma de U. Os materiais transportados pelo glaciar acumulam-se em depósitos designados por moreias.
ResponderEliminarAs glaciações são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. são períodos de frio intenso, dentro de uma era do gelo, quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras nos polos e em zonas montanhosas, próximas às regiões de neve perpétua
ResponderEliminar