MARIALVA
Clica na imagem!
A nossa primeira paragem vai ser na aldeia histórica de Marialva! |Turismo de Aldeia|
Lanço-vos o desafio de encontrardes, em qualquer fonte de informação fidedigna, informação sobre esta localidade! Incluindo a lenda!
Também podeis tecer comentários ao vídeo!
Todas as intervenções serão tidas em conta na avaliação final da atividade!
Boas pesquisas!
A lenda da aldeia histórica de Marialva é a seguinte:
ResponderEliminaruma princesa estava amaldiçoada, presa num castelo, e só seria libertada de tal feitiço se alguem lhe oferece-se uns sapatos á medida de seus pes. A princesa tinha a maldiçao de ter pés de burro, e ninguem sabia, pois, ela nao saia do castelo. muitos pertendentes tentaram encontrar a medida dos seus pés porem, só um conseguiu perceber que seus pés nao eram normais, depois de ter descoberto que tinha pés de burro, conseguiu arranjar lhe sapatos e a princesa saiu do castelo, livre do feitiço.
Marlene, 11ºB
Marialva é hoje uma das dezasseis aldeias e freguesias do concelho de Mêda cujos vestígios monumentais guardam a memória de um passado bem mais importante do que à primeira vista parece deixar antever a quem a visita.
ResponderEliminarMarialva é sem dúvida um legado histórico importantíssimo que chegou até aos nossos dias. Nele podemos reavivar as memórias da nossa história. É preciso que se continue a apostar na recuperação deste centro histórico. Essa recuperação contribuirá, certamente, para reanimar as nossas aldeias. Revitalizará a nossa terra de modo a acabar, cada vez mais, com as diferenças que nos afastam dos benefícios do progresso e da civilização. Não podemos deixar desaparecer as nossas terras
Rui, 11ºB
Oh Rui Pedro andas ai a armar-te, não fazes nada
EliminarEste é então um pequeno resumo no que diz respeito á bonita lenda da aldeia histórica de Marialva: Existia há muitos anos na aldeia que hoje se chama Marialva uma lindíssima rapariga que a todos encantava com a sua beleza, mas que ao mesmo tempo intrigava porque só usava saias a arrastar. Como era linda, claro que todos os rapazes queriam casar com ela, mas a todos respondia com agrado e simpatia, que só casaria com um rapaz que fizesse os sapatos à medida do seu pé.
ResponderEliminarHavia na aldeia um sapateiro de nome Baltazar como era muito manhoso combinou com a criada, de colocar farinha no chão do quarto, para assim ficarem as marcas dos pés de Maria Alva. E tudo correu como eles planearam, pela manhã quando Maria Alva se levantou, e saiu para dar o seu passeio, a criada chamou Baltazar e os dois contemplaram as marcas dos pés da belíssima Maria Alva. Baltazar em vez de ir para sua casa fazer os sapatos para a Maria Alva foi para a rua e apregoando dizia:
- Maria Alva tem corpo de gente e pés de cabra! Maria Alva tem corpo de gente e pés de cabra!
Maria Alva ouviu aquilo subiu à torre do seu palácio e perguntou:
- Ó Baltazar a quantos te vais gabar?
- A quantos vir e encontrar. Respondeu ele.
Maria Alva não quis ouvir mais nada subiu ao cimo da torre e de lá se atirou morrendo instantaneamente.
E assim a aldeia herdou o seu lindo nome que hoje tem de “Marialva”.
Marialva já foi em tempos dominada por varios tipos de povos: romanos, barbáros e muçulmanos. Foi salva do dominio muçulmano graças ao rei D. Fernando Magno e pouco depois de Portugal se ter tornado independente, foi-lhe concedido a Carta de Foral por D. Afonso Henriques. Durante algum tempo, Marialva teve uma grande importancia economica graças às suas feiras. Infelizmente começou a deixar de ter importancia e as suas terras a degradaçar-se. Com isso perdeu o privilégio de ser concelho e passou a ser aldeia, do concelho da Mêda.
ResponderEliminarFraquinho Fraquinho.. Blhack
Eliminarque é isto pah??????????????????????????????
EliminarAo menos fiz alguma coisa de jeito...
Eliminarde jeito isso? ahahah
EliminarSeria bastante engraçado e inovador visitarmos assim o museu da miniatura automóvel:
ResponderEliminarO Museu da Miniatura Automóvel é um espaço inédito em Portugal, que dispõe de salas dedicadas à exposição de miniaturas automóveis, sendo algumas exposições permanentes e outras temporárias e temáticas.
E fora todas essas regalias oferecidas pelo museu temos direito a uma mais valia, que é o coleccionador Fernando(que)Taborda, facilitando assim a nossa visita...
Muito boa esta piada, parabéns ao Fábio :)
ResponderEliminarMuita informaçao,mas metade do que dizem nem sabem o que é.
ResponderEliminarIsto vai ser demais vai-se rasgar bué :)))))
ResponderEliminarO prof fez um grande trabalho